Alimento Paleo

Emagrecendo com Saúde!

Como Planejar Cardápios Low Carb Para Emagrecer de Vez e Com Saúde?

Como seria um cardápio com restrição de carboidratos? Você pode planejar suas refeições diárias usando o seguinte cardápio como guia

Planejamento de Cardápios com Restrição de Carboidratos (Low Carb)

Café da manhã

Carne ou outra fonte de proteína (normalmente ovos)
Fonte de gordura – Isso pode já estar em sua proteína; por exemplo, bacon e ovos têm gordura. Porém, se sua fonte de proteína for magra, acrescente alguma gordura na forma de manteiga, creme (no café) ou queijo.

Vegetal com baixo teor de carboidrato (se desejado) – Pode ser em uma omelete ou em uma quiche matinal.


Almoço

Carne ou outra fonte de proteína

Fonte de gordura – Se sua proteína for magra, acrescente alguma gordura, na forma de manteiga, molho para salada, queijo, creme ou abacate.

1 a 1 ½ xícara de folhas verdes cozidas ou em salada
½ a 1 xícara de hortaliças

Lanche da tarde

Petisco com pouco carboidrato que tenha proteína e/ou gordura

Jantar

Carne ou outra fonte de proteína

Fonte de gordura – Se sua proteína for magra, acrescente alguma gordura na forma de manteiga, molho para salada, queijo, creme ou abacate.
1 a 1 ½ xícara de folhas verdes cozidas ou em salada
½ a 1 xícara de vegetais

Um dia típico poderia ser assim:

Café da manhã

Ovos com bacon ou linguiça

Almoço

Frango grelhado sobre salada de folhas verdes e outros vegetais, com bacon, ovos picados e molho para salada

Lanche da tarde

Fatias de pepperoni e um pedaço de queijo

Jantar

Bife ou hambúrguer (no prato)
Salada verde ou outros vegetais permitidos e molho para salada
Vagens na manteiga

LENDO UM RÓTULO DE EMBALAGEM

Comece verificando as informações nutricionais

  • Observe tamanho da porção, total de carboidratos e fibras.
  • Use apenas o conteúdo total de carboidratos.
  • Você pode subtrair as fibras do total de carboidratos para obter o “total líquido ou efetivo de carboidratos”. Por exemplo, se há sete gramas de carboidratos e três gramas de fibra, a diferença dá quatro gramas de carboidratos efetivos. Isso significa que o total efetivo de carboidratos é quatro gramas por porção.
  • Não há necessidade de se preocupar – nesse momento – com calorias ou gorduras.
  • O total efetivo de carboidratos dos vegetais deve ser cinco gramas ou menos.
  • O total efetivo de carboidratos da carne ou dos condimentos deve ser um grama ou menos.
  • Verifique também a lista de ingredientes. Evite alimentos que contenham qualquer forma de açúcar ou amido listados nos cinco primeiros ingredientes.

Açúcar por qualquer outro nome ainda é açúcar!
Todas estas são formas de açúcar: sacarose, dextrose, frutose, maltose, lactose, glicose,
mel, xarope de agave, xarope de milho rico em frutose, xarope de bordo, xarope de arroz
integral, melado, caldo de cana evaporado, caldo de cana, suco de frutas concentrado,
adoçante de milho.

Autor: Adaptado do livro: Porque Engordamos de Gary Taubes
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